HISTÓRICO
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Zona Oeste (SNCT ZO) é mais que um momento de difusão de ciência e tecnologia, ela se transformou em um movimento de integração de instituições, através da qual nascem parcerias que dão origem a projetos científicos e/ou sociais que levam ao desenvolvimento regional.
Desde sua origem, em 2005, a SNCT ZO tem apresentado uma forma participativa de desenvolvimento de atividades de divulgação e popularização Cultural, Científica e Tecnológica que historicamente resultou na sensibilização de Instituições parceiras para a realização destas atividades em suas localidades. Atualmente, este caráter de estímulo a outras Instituições para a realização de atividades de divulgação e popularização de ciência e tecnologia tem sido intensificado através dos discentes de Programas de Pós-graduação orientados e/ou co-orientados por docentes da UEZO, uma vez que estes pós-graduandos atuam como agentes multiplicadores desta iniciativa.
Neste sentido, a SNCT ZO é um modelo produtivo que a cada edição consegue introduzir a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia como uma atividade cultural, científica e tecnológica em novas regiões e para novos grupos da sociedade. O principal objetivo do evento é integrar diferentes instituições visando uma interação que viabilize o desenvolvimento local em parceria, levando motivação aos diversos grupos para o conhecimento de ciência e tecnologia, atingindo assim, sustentabilidade com responsabilidade social.
A SNCTZO é desenvolvida de forma participativa com todos os parceiros, resultando em uma atividade integrada nas dependências do Centro Esportivo Miécimo da Silva desde 2008. Desde 2017, a SNCT ZO tem iniciado ações mais ativas para estimular a difusão e popularização cultural, científica e tecnológica em outras regiões, buscando levar esta estrutura de integração a outras localidades/municípios para sensibilizar a implementação local de ações como esta.